domingo, 30 de janeiro de 2011

Frustração

Alguns consideram como um estado interno do organismo, outros a consideram em termos apenas de comportamento obserável. O termo frustração é uma situação em que uma barreira ou obstáculo que pode ser exterior ao indivíduo e estar ligada a fatores no seu ambiente físico ou social, ou existir no próprio sujeito, ligada a características pessoais que impede a obtenção de um objetivo pelo sujeito. Também pode ser originada por características ou deficiências que agem como obstáculos pessoais para o indivíduo alcançar certas metas. A presença de barreiras que vão gerar uma frustração leva a situações de tensões resultando em diferentes comportamentos como:

1) Agressão: o indivíduo ao emitir ato de agressão pode se sentir mais aliviado, resultando nos mesmos comportamentos em outras ocasiões de frustrações ou também o indivíduo que é exposto a modelos de agressões, existem grandes possibilidades de serem imitados futuramente em situações como esta.

2) Agressão deslocada: Ao invés da pessoa ter comportamento de agressão como acima,  o sujeito responsável pela frustração é importante e o indivíduo não se atreve a atacá-lo, com o receio de ser punido, então ele desloca sua agressão para outra pessoa ou para um objeto qualquer.

3) Apatia: São comportamentos indiferentes a frustração, comportamentos opostos às manifestações agressivas, torna-se indiferente a qualquer estímulo incapaz de apresentar quaisquer reações.

4) Regressão: Uma pessoa frustrada pode emitir comportamentos mais primitivos ou imaturos característicos de uma idade anterior. 

5) Fantasia: Após tentativas frustradas de ultrapassar uma barreira que o impede de alcançar o objetivo, o sujeito poderá resolver o seu problema através da fantasia, ao invés de tentar uma soluação ao nível da realidade.

6) Fixação: Sentindo-se frustrada por não alcançar o objetivo, o indivíduo poderá apresentar um comportamento estereotipado, ou seja, continuar a apresentar um comportamento cego repetitivo, um comportamento que anteriormente havia sido bem sucedido paara levar ao objetivo, mas que deixou de se-lo, a pessoa continua a persistir no mesmo comportamento, sem tentar outras alternativas que poderiam ser mais sucedidas.

7) Esforço intensificado: A pessoa reage construtivamente através de um esforço intensificado para vencer o obstáculo e alcançar o objetivo, ou poderá tentar outros meios para levar a objetivo

8) Tolerância a frustração: Cada indivíduo varia na forma de tolerar a certas frustrações e apresentar comportamentos mais adequados diante de uma barreira, alguns tentam não transparecer tentando resolver de outras maneiras até alcançar objeitos enquanto outros já se tornam mais agitados, emocionalmente perturbados, agressivos, etc.

Um fator bastante importante é a intensidade do motivo frustrado. Se uma frustração ocorrer muito próximo da meta, a pessoa terá uma reação mais intensa do que se sucedesse num ponto mais distante. Outra situação é também se a interferencia parece totalmente inadequada aos olhos da pessoa ou sem razão de ser, isto poderá resultar numa explosão maior por parte da pessoa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário