domingo, 16 de janeiro de 2011

Conformismo

O que é conformismo?

Ajuste do nosso comportamento ou pensamento para que fique na mesma linha do padrão de algum grupo.

Você já esteve em alguma situação em que estava em algum grupo e conversando ou fazendo algum teste, se deparou com alguma pergunta ou algo para ser decidido e todos os outros do mesmo grupo deram alguma resposta da qual você achava que não era a correta ou que não queria e seu pensamento era de forma diferente da deles, mas por ser a resposta praticamente unânime você ficou tenso e inseguro de si do que era momentos antes e começa a pensar quando está chegando a sua vez de responder se aquela resposta que você daria é a correta ou todos os outros da turma estão certo e você errado? Ou se deve arriscar e ser o diferente da turma? É o que Solomon Asch (1995) chamou de Conformismo, quando estamos inseguros sobre o que é certo, e estar certo importa, tornamo-nos mais acessíveis às opiniões dos outros.
É assim que também ocorre as situações em que são inflenciadas pela sociedade e acatamos como receptivos o que é aplaudido, ao contrário quando a influência apóia o que desaprovamos, menosprezamos aqueles que acatam os desejos dos outros. Acontece quando aplaudimos quando os outros aplaudem, comemos quando outros comem, acreditamos no que os outros acreditam, e até mesmo vemos o que os outros vêm! Fazemos isso para evitar a rejeição ou ganhar a aprovação social, é o que denominamos de:
- influência social normativa: somos sensíveis as normas sociais, regras reconhecidas para o comportamento aceito e esperado.

- influência social informativa: quando acceitamos as opiniões dos outros sobre a realidade.


O que fortalece esse Conformismo Social?

  •  quando somos levados a nos sentir incompetentes ou inseguros;
  •  o grupo tem pelo menos três pessoas;
  •  o grupo é unânime
  •  admiramos a posição e a atratividade do grupo;
  •  não temos compromisso anterior com qualquer resposta;
  •  outros no grupo observam nosso comportamento;
  •  nossa cultura incentiva com vigor o respeito pelos padrões sociais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário