sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Conflitos

Você já teve a sensação de ficar em dúvida entre o que escolher? ou

De não querer nenhuma das 2 opções e ter que escolher mesmo assim? ou!

Ter que escolher alguma mesmo não sendo exatamente aquilo que gostaria mas dava pra aproveitar em partes?

Pois é, todos passamos por isso a todo momento quando recebemos algum convite e no mesmo dia temos alguma outra ocasião e ficamos naquela dúvida do que fazer em qual festa ir, ou em qual emprego decidir, ou o que comprar, etc. É assim que surgem os conflitos onde respostas incompatíveis competem entre si, é um tipo especial de frustração, que caracteriza-se pelo aparecimento simultâneo de duas ou mais necessidades, desejos, ou tendências de respostas incompatíveis. 

Temos 3 tipos de conflitos:

Aproximação-Aproximação: quando temos 2 opções e queremos escolher as 2 mas não podemos, temos que optar por uma só, abandonando a outra. Como vídeo abaixo, em que o rapaz vai ao mercado antes de ir para uma festa e fica em dúvida em qual bebida escolher pois ambas para ele são boas, gerando assim uma tensão nele.



Conflitos desse tipo são resolvidos mais facilmente e sem muita dificuldades, após um pequeno período de indecisão a pessoa tende a escolher uma das alternativas e acaba esquecendo da outra que abandonou. Nessa ocasião temos o costume de dar uma resposta logo de início o que faz aumentar nosa força, o que aumenta a valência positiva, solucionando assim o conflito.

Esquiva-Esquiva: A pessoa se depara com duas alternativas desagradáveis, mas terá que necessariamente optar por uma delas, gerando bastante tensão este conflito pois a medida que ele abandona uma opção ele se aproxima de outra desagradável, se dando conta disso ele se fasta novamente se aproximando de outra e percebendo que ambas sao desagradáveis volta ao ponto de início.

Aproximação-Esquiva: Somos atraído e repelido por um objetivo ou desejo que contém aspectos atraentes e não atraentes, como escolher emprego que remunere bem mas as condições de segurança são péssimas, ou morar numa ótima casa mas distante de tudo. Sendo assim uma valência positiva e outra negativa, gerando grande tensão, sendo dificil a resolução.



   

Nenhum comentário:

Postar um comentário