Sabemos como uma criança é, pelo menos aparentemente! Mas não entendemos psicologicamente como ela funciona. Então vamos entender!
1º ano - A criança nasce e não tem sua identidade formada, tendo a necessidade de aprender. Já são capazes de memorizar sentimentos simples, como carinho, satisfação e outros. Tem forte necessidade de companhia, se sente sozinha, mesmo tendo outros parentes por perto.
2º ano - Cérebro constituído, com sua funções ativas e a documentar tudo que acontece a sua volta. Mas não quer dizer que ela possa diferenciar, porque é egocêntrica ao extremo, pois acha que tudo funciona conforme se sente. Não entende que as pessoas tem as suas necessidades, seus sentimentos, seus pensamentos, diferente delas (criança). É tudo um só.
3º ano - Já sabe que as pessoas tem as suas necessidades. É o estágio da infância que mais aprende, seus sentidos estão mais aguçados, está criando sua individualidade.
4º ano - O mundo concreto a sua volta toma forma. As coisas passam a existir de fato. Tem a necessidade de acumular as coisas, guardar consigo coisas que sejam do seu interesse. É seletiva para coisas e pessoas. Quem atender suas vontades são bem vindas.
5º ano - O concreto já é coisa do passado e o mundo material é uma realidade. Tem necessidade de interação com as pessoas, porque como ela também desejam coisas. Competitiva. Aprende a ser sociável, a imitar gestos comportamentais. Passam a procurar modelos de pessoas que mais lhe agradam para seguir. Ainda está confusa, mas sabe que é o que deseja.
6º ano - Irá aperfeiçoar seu modelo de interação com as pessoas e seu mundo. Solidificando suas preferências e seus medos particulares. Tem noção da existência das coisas materiais, sabe que as deseja, mas não sabe porquê. Sua sensibilidade de criança começa a se desfazer e em seu lugar as sensações, emocional, assumem o controle. O que tais sensações proporcionam ao seu corpo. Satisfação corporal tomando forma. Sente bem estar quando está com alguém que agrada e insegura com medo de perder essa satisfação.
7º ano - O que difere do adulto é as alterações físicas do seu corpo que ainda sofrerá e a experiência de vida que virá com o tempo. Já é individual, tem noção de que os outros são capazes de pensar, ter ideias, planejar e enganar, assim com elas. Entendem o que é malícia, mesmo sendo ingênuas, porque falta vivência.
Se contam mentirar farão com total convicção porque sabem pelo qual motivo estão fazendo. Tem noção de passado e futuro.
A dúvida de todas os pais.... Qual será o papel na construção da personalidade da criança? Será uma cópia dos pais?
Se mostrarmos um mundo irreal, elas terão como ideia um mundo ilusório quando crescerem, sendo um conflito. Confrontarão com um mundo diferente daquele que foi apresentado. Será o fim das fantasias em um mundo de conta de fadas.
É um engano imaginar que os mitos são facilmente desfeitos na mente de uma criança, como adultos que ainda são repletos de superstições e crenças sem fim.
Olhem com cuidado que tipo de moeda, barganha ou argumentos, estão sendo usados para condicionar, controlar e domesticar os filhos. Pode ser que o custo seja mais elevado do que os contratempos se tivessem apresentados, desde cedo, a verdade.
Bruna Valentim dos Santos
Psicóloga Clínica
(19) 99623-2119
Rua Maestro Henrique Marques, 139
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