Alguns meses atrás eu coloquei um comentário a respeito da escolha do tema do TCC, quando estamos finalizando o nosso curso de graduação. Para aqueles um momento de alegria e para outros pavor! No meu caso uma mistura dos dois, pois não sabia sobre o que falar no meu TCC e ao mesmo tempo feliz por estar chegando ao final do curso de 5 anos! Ufa acabando, mas e a escolha do tema, não sabia!
Conversava com alguns amigos para saber qual o tema deles, mas nenhuma me interessava, até que um dia pensando, pois todo mundo estava falando sobre assuntos que já haviam sido discutidos por outros alunos ou até mesmo autores já haviam defendido o tema. Assuntos que poderiam encher um biblioteca grande apenas de livros sobre o mesmo assunto.

Claro que já existe alguns autores que começaram a discutir o assunto, mas pouca literatura a respeito. Nesse post, a intenção é começar a discutir um pouco sobre o que venho escrevendo e pesquisando sobre o assunto, inclusive já fiz um complemente referente a palestra do Dr. Ivan Capelatto que sitei no post anterior, um parte que ele cita o facebook. Então vamos iniciar!

As redes de relacionamento, ou como são
conhecidas por várias pessoas, redes sociais, tem crescido cada vez mais no
Brasil, é importante observar como se deu a iniciação da internet no Brasil até
o surgimento das redes de relacionamento mais atuais como Orkut e Facebook.
Para Matte (2001) a Internet atualmente possui
diversas utilidades, uma vez que é um meio de pesquisa, trabalho e diversão
para muitos ou até mesmo uma mistura de tudo isso. Com a facilidade de
utilização e acesso que possui, quem ignorá-la irá ter dificuldades em certos
momentos que se fará necessário o uso da tecnologia. Muitos meios de
comunicação têm se modificado juntamente com a Internet que vem crescendo todos
os dias de maneira intensa.
Os
adolescentes de hoje não brincam mais como antigamente, com brinquedos que
quebravam, eram trocados com outros amigos. Hoje existe um elevado grau de
informatização que envolve até os brinquedos. As crianças e os adolescentes de
hoje querem ter um perfil de acesso seja no Orkut, Twitter ou no Facebook, acessar
jogos online interativos com outras pessoas, trazendo diversão e interatividade
entre os usuários. Mas a Psicologia traz a percepção do quanto isso é saudável
ou inadequado para o desenvolvimento emocional e intelectual do adolescente que
ainda está em fase de desenvolvimento, de transição de muitas fases ou rituais pelos
quais atravessa no percurso da vida, o quanto a Internet permite de
interatividade e o quanto ela exclui certos momentos da vida do usuário, para
tornar-se um vício cada vez mais desejável por muitos (Matte 2001).
Diante
dessas questões tem-se a presença de autores que afirmam sobre a geração das
comunidades, de grupos e da criação da subjetividade da identidade de si mesmo.
Fica a pergunta do “Quem sou eu?” como estabelecida na criação do perfil do
usuário do Orkut, fazendo muitos refletirem e às vezes não terem resposta
(Manning, 1997).
O CRESCIMENTO DO MUNDO VIRTUAL
O
Facebook foi criado em fevereiro de 2004, fundado por Mark Zuckerberg e por seus
colegas de quarto da faculdade Eduardo
Saverin, Dustin Moskovitz e Chris
Hughes. A composição do site foi
inicialmente limitada pelos fundadores aos estudantes da Universidade de Harvard, mas foi
expandida para outras faculdades na área de Boston,
da Ivy League e da Universidade de Stanford. O site
gradualmente adicionou suporte para alunos em várias outras universidades antes
de ser aberto aos estudantes do ensino médio e, eventualmente, para qualquer
pessoa com 13 anos ou mais. Em fevereiro de 2012, o Facebook tinha mais de 845
milhões de usuários ativos. (Junior, 2012).
O
Orkut era restrito somente para membros que eram convidados por atuais usuários
do site ou de outros serviços do Google. Já nos cinco primeiros meses o site
contava com dois milhões de usuários cadastrados. Em março de 2007, já contava
com cerca de 40 milhões. Atualmente conta com 50,60% de usuários brasileiros,
sendo 53,48% de usuários entre 18 e 25 anos com 44% em interesse para fazerem
mais amigos (Coscarelli, 2007).
FONTE: http://www.orkut.com/Membersall.aspx
ADOLESCENTE E SEU PROCESSO EVOLUTIVO
ADOLESCENTE E SEU PROCESSO EVOLUTIVO
O
transcurso da vida do ser humano passa por diversas fases, em que cada uma faz
parte do crescimento físico e emocional, e a adolescência está inserida neste
processo evolutivo. É um período de formação da própria identidade, visto que é
a transição entre a infância, caracterizada pela inocência e dependência, e a
idade adulta, com a maturidade.
1. Pré-adolescência
- dos 10 aos 12 anos;
2. Adolescência
inicial - dos 13 aos 15 anos;
3. Adolescência
média - dos 16 aos 18 anos;
4. Última
adolescência - dos 18 aos 21 anos.
A adolescência é uma fase de profunda
crise existencial. Daí a imprecisão e a instabilidade psicológica do jovem. A
infância e a idade adulta, apesar da complexidade de sua maneira de ser, são
fases evolutivas nitidamente diferenciadas, cujas características pessoais são
muito mais claras e precisas do que as da adolescência. A característica
própria do adolescente é, justamente, não haver estabelecido sua identidade. A
raiz mais profunda de sua dificuldade em ser compreendido está na perplexidade
com que se encontra diante de si mesmo (Minelli, s.d., p.1).
De
acordo com Marques (1979), o comportamento do adolescente, depende da
compreensão que se tem do comportamento de outra pessoa e, a partir daí, será a
sua maneira de reagir a este comportamento. Correlacionando com as redes
sociais, sempre se faz isso em todos os comentários que são exibidos nos perfis
de usuários, colocam-se respostas referentes ao assunto tratado, mas de forma
subjetiva, de acordo com os processos cognitivos aprendidos ao longo do
desenvolvimento com as figuras de referências e com as experiências passadas.
Sempre que alguém coloca um comentário de ordem de sentimentos afetuosos
desagradáveis ou agradáveis, a sociedade irá fazer os comentários da mesma
maneira que foi exibido, como uma forma de reação dos ideais. É visível nas
páginas de perfis a quantidade de comentários postados quando se coloca algo
desagradável que esteja acontecendo até mesmo sobre a vida particular dos
usuários. Todos os comentários relacionados terão o mesmo tipo de sentimento e
compreensão.
Entre vários outros autores irão discutuir sobre o precesso de desenvolvimento iniciando no infantila até chegar ao adolescente, passando pelas fases de transições do desenvolvimento, também sobre os rituais de passagens que muitos passam em diferentes culturas, como formação da sua identidade. Mas no séc atual, esses ritos de passagens e fases de transições tem acontecido de outras formas não mais como antigamente, hoje as crianças vivem em função das redes sociais. Tudo é compartilhado e exporto nas redes sociais, para os amigos e até mesmo estranhos. Muito dos adolescentes tem adicionado mais de 200 amigos em sua rede social, mas na verdade tem amizade mesmo pessoalmente com 10 ou nem isso. Adolescentes gostam de usar as redes sociais como forma de exposição, parar expor a quantidade de "amigos" que tem, as fotos de festas que frequentam e viajens, de uma forma sempre imagens positivas, idealizando uma vida sempre feliz, impossibilitada de situações negativas (Marques, 1979).

Marques (1979) diz que o desenvolvimento social
do adolescente tem uma intensidade de desejos, o que faz com que ele necessite
aproximar-se das pessoas e estabelecer reações mais profundas. As festinhas são
muito apreciadas e “ter amigos” passa a ser como um troféu exibido pelo
adolescente, como um objetivo constante, pois para ele o isolamento é como uma
rejeição, que ele procura evitar ao máximo. Às vezes até tolera comportamentos
de amigos que não são aceitáveis para si, mas acaba concordando, simplesmente
para não estar sozinho, seja em uma festa ou em qualquer outro ambiente. Por
isso a importância dos pais estarem sempre dialogando com seus filhos a
respeito dos acontecimentos diários na vida dos mesmos, para compreender as
situações e as emoções que estão vivenciando, já que estes já passaram pelo mesmo
momento.
Também é importante ressaltar a relevância da
orientação dos responsáveis dos adolescentes, no uso da Internet para a forma
adequada de utilizar, a forma saudável, sendo para pesquisas escolares e de
informações para aderir conhecimentos, para jogos em momentos de diversão e
para o uso de comunicação como as salas de bate papo e as redes de
relacionamentos é importante à presença dos responsáveis orientando para que
não seja informado dados pessoais, como telefone, endereço, números de
documentos, fotos que exponham o corpo, encontrar com amigos virtuais que não
conhecem em locais isolados, tomar cuidado com quem está conversando e qual o
conteúdo da conversa, etc. Qualquer tipo
de informações que seja de ordem particular tanto do usuário quanto de membros
da família. Sendo assim prevenindo que o usuário receba qualquer tipo de
convites e ameaças virtuais e até mesmo que a sua imagem seja exposta de forma
inadequada.
Devido à falta de comunicação que existe atualmente é possível encontrar muitos
comentários em que os adolescentes expõem seus sentimentos, pensamentos e
atitudes. Muitas vezes os responsáveis nem sabem o que está acontecendo e
através das redes de relacionamento tudo é jogado para fora de uma forma terapêutica
em que o adolescente sente alívio em expor para os amigos o que está
acontecendo em sua vida, pois naquele grupo do qual ele participa, as pessoas
são iguais e não há rejeição, e os mesmos irão apoia-lo e confortá-lo. Ao longo
do crescimento, porém, é possível formular a sua identidade pessoal (Cairoli e
Gaue, 2009).

CONTINUAREI NOS PRÓXIMOS TÓPICOS.... ACOMPANHEM...
- DISCUTIREI SOBRE A ESCRITA DOS ADOLESCENTES NAS REDES SOCIAIS
- REFLEXOS DO MUNDO VIRTUAL NA VIDA DO ADOLESCENTE.
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