Vamos entender um pouco agora, sobre o que é o bullying, sei que muitas pessoas já ouviram falar, já vimos a famosa campanha do Serginho (Altas Horas) nas escolas, na televisão, foi uma campanha que ele criou muito interessante e acredito que tenha tido uma repercussão ai de melhoria. Mas assim como tem pessoas que tem conhecimento que já existia desde antes mas da qual não era tão vista como atualmente, tem pessoas que mesmo com toda essa camapanha forte que é feita ainda desconhecem os efeitos e as consequencias de Bullying dentro das escolas até mesmo na vida social.
O que é Bullying?
O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.
Bullying é uma agressão que se torna repetitiva desda forma verbal como física por um "colega" ou até mais, contra alguma criança do mesmo ambiente, adolescente, até mesmo na idade adulta.
As vitimas de bullying sofrem de tal maneira que as vezes acabam escondendo dos pais os fatos ocorridos por eles serem rejeitados no ambiente com simples brincadeiras ofensivas que se torna repetitivas afetando emocional da criança levando até mesmo uma desistencia da frequencia escolar, evitar estar nos mesmos lugares que antes frequentavam e gostavam isso como caso mais leves, mas há possibiliadades de vitimas de bullying sofrerem de doenças psicossomáticas e até mesmo mudança da personalidade e em casas muito mais graves acabam levando até mesmo ao suicídio como uma forma de livrar-se das brincadeirinhas ofensivas, das piadinhas de outros, dos videos postados na net, etc.
Crianças que sofrem deste mal que atinge a sociedade, muitas vezes estão ao redor também de pessoas adultas como uma forma de proteção.
"Discussões ou brigas pontuais não são bullying. Conflitos entre professor e aluno ou aluno e gestor também não são considerados bullying, pois são caracterizados como uma agressão moral. Para Telma Vinha, doutora em Psicologia Educacional e professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), para ser dada como bullying, a violência precisa ser entre pares (colegas de classe ou trabalho, por exemplo), e apresentar quatro características: a intenção do autor em ferir o alvo, a repetição da agressão, a presença de um público espectador e a concordância do alvo com relação à ofensa. ''Quando o alvo supera o motivo da agressão, ele reage ou ignora, desmotivando a ação do autor'', explica a especialista"
No vídeo abaixo você interessado no assunto pode entender melhor sobre esse efeito, o que é, como se dá, consequencias, porque as pessoas comentem este tipo de agressão, entre outros temas relativos.
Parte 1
Parte 2
parte 3
Parte 4
Nenhum comentário:
Postar um comentário