segunda-feira, 4 de julho de 2011

Transtornos Mentais e a Violência

Bom conforme eu disse na postagem abaixo sobre o simpósio Bairral em Itapira-SP que iria comentar algumas coisas que foram abordados na palestra para quem não teve a oportunidade de ir. Então vamos lá!

Primeiramente gostaria de falar o quanto foi aproveitoso estas palestras que tiveram, realmente valeu a pena ter ido, acordado super cedo pra chegar no horário de abertura! enfim valeu cada minuto. Quem tiver a oportunidade de ir em algum outro momento que tiver novamente vá com total segurança pois vale a pena sim, do começo ao fim.

A primeira palestra que tivemos retratou sobre os transtornos mentais e a violência, com o Dr. Daniel Martins de Barros, excelente palestrante, com ótimos conhecimento e que transmite de uma maneira bem tranquila, compreensível e dinâmica.




Bom todos nós já tivemos algum episódio de ouvir a seguinte conversa quando se trata de doentes mentais ou de alguma visita a um hospital psiquiátrico ou até mesmo de ir na casa de alguém que tenha uma pessoa com transtorno mental seja la qual for:

- A mas fulano tem transtorno mental ele é perigoso, não quero que você vá na casa dele;
- Nossa você viu tal acidente que teve era porque fulano era doente mental;
- A mas você vai trabalhar num hospital psiquiátrico, não quero, só tem doente mental agressivo lá, pode acontecer alguma coisa com você....

E por aí vaí né.... acredito que alguém já tenha ouvido isso ou de um amigo ou até mesmo de familiares, mas não é bem assim que funciona gente, vamos parar pra analisar os seguintes fatos:

- Toda a nossa crença de que são violentos parte em si é devido a mídia, pois a maioria dos filmes que retratam a doença mental eles associam com algum episódio de violência, na tv a mesma coisa retratam la na novela paciente com transtorno mental logo colocam algum episódio de violência... mas 90% não são violentos existem sim de 3 a 5% de crimes que ocorrem de pacientes graves, mas é uma parcela muito pequena em relaçao aos doentes mentais, a maioria não tem relação com a violência com o crime.


- Vamos também entender alguns dos motivos que levam a violência: maior estigmatização, mais vergonha pelo diagnóstico, menor busca de tratamento, maior risco de cronificação, aumentando assim os riscos psiquicos, falta do controle deles levando a uma violência. Pois então galera quem tem parente com transtorno, conhecidos ou até mesmo amigos, seja la qual for o grau de relação que tem com a pessoa, não rotulem, não vamos estereotipar pessoas doentes mentais, pelo contrário vamos buscar maneiras de ajudar essas pessoas a buscarem o tratamento seguirem corretamente, vamos informar a família alguém responsável pela importancia do tratamento e educar aos outros para que não rotulem, não discriminem. Por que assim como eles sofrem a agressão sendo minimo os casos que isso acontece, mas eles também podem serem agredidos, 25% deles sofrem agressão por parte de outros no ano. Até mesmo por que a maioria das agressões e crimes que são cometidos são por pessoas sem transtorno mental.



Nenhum comentário:

Postar um comentário